quinta-feira, 30 de julho de 2009

Aprendendo a pensar


Aprendendo a pensar

- O que você tá fazendo?
- Pensando.
- Pensando? Tá doente?
- Nossa Lu, pensar é tão importante. Bom pra mente, pro coração, para a formação da nossa personalidade. Se eu não pensar por mim, outras pessoas vão fazer isso e vão me controlar.
- Como um robô.
- É isso mesmo. Se eu não decidir o que é bom ou ruim, certo ou errado pra mim, vou acabar me influenciando pela mídia e pela opinião alheia.
- É você tem razão. Não quero ser marionete de ninguém. Como é que se começa a pensar, Di?
- É simples. Basta você relaxar e se lembrar das coisas que você tem curiosidade, medo, prazer... Uma por vez. E então pensar nelas. Você pode utilizar vários meios para tirar suas dúvidas. Mas lembre-se use os meios para ter uma base sobre o assunto. E não para copiar tudo que estiver ali. Isso não é formar suas idéias e sim copiá-las.
- Não devo ir pela cabeça dos outros, é isso?
- Sim, você deve ter a sua própria opinião. E você só a formará se pensar, refletir e pesquisar muito.
- Valeu pela dica! Vou pra casa, tenho que... pensar sobre algumas coisas.

2 fingiram meiguice:

Anônimo disse...

sem duvida devemos ter a propria opinião e defende-la tá e quando vierem conselhos vamo analisar de uma forma racional né!

Luna Sanchez disse...

Excelente conselho : se não pensarmos de forma autônoma, pensaremos de forma programada, o que não é um pensar verdadeiro, e não leva a nada.

Gostei do texto.

ℓυηα