quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ser jornalista





Aparecer em frente a uma câmera entrevistando pessoas, falando sobre diversos assuntos, cobrindo fatos marcantes. Parece simples. Mas por trás de tudo, nos bastidores, existe uma correria grande para que as notícias cheguem ás pessoas. Até mesmo na edição de uma matéria para um jornal escrito. Os jornalistas querem levar as informações de modo que sejam exclusivas, em primeira mão. E essa não é uma tarefa simples.

Curso de Jornalismo - 4 anos

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.
Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.

Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais. As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

Qualidades necessárias para tornar-se um jornalista de sucesso:

- Uma boa oralidade: falar bem, saber expressar-se na frente de muitas pessoas é um quesito muito importante. Afinal, você nunca viu um repórter falando olhando para o chão ou com vergonha, já?
- Uma boa aparência: caso queira trabalhar com tv, aparecer bem apresentável é fundamental para causar uma boa impressão. Roupas compostas, mas não tão formais, são a grande aposta.
- Ter um bom papo: manter-se informado sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo hoje é muito importante, para você se dar bem numa entrevista de emprego. Além do que a informação vai ser sempre o seu foco de trabalho.

Espero ter dado uma força para quem se interessa sobre jornalismo ou até mesmo quem pretende seguir essa carreira.
Beijos

4 fingiram meiguice:

Danielle Manhães disse...

Oi Camilla,

Teu blog está lindo, lindo, lindo!!!

Obrigada pela visita também!

Bjs!

=)

xacal disse...

bom, aproveitei o convite que era para a danni, e, vim também...

não me arrependi...seu blog é muito legal...uma espécie de "brainstorm" de cores e palavras...

uma espécie de caleidoscópio de idéias...

parabéns...

Lara disse...

Outra grande dica: Se forme!
Nada haver essa de que pra ser jornalista não precisa se formar, quer dizer que o cara passa 4 anos numa faculdade e não aprende nada?
Gostei do texto sim. Talvez eu seja jornalista um dia.
beijo

Jerri Dias disse...

Ficou super informativo :-) Mas essa coisa de exclusividade é raro, a maioria simplesmente dá as mesmas noticias que todo mundo, pois a maioria das notícias internacionais são controladas por 4 grupos de notícias que decidem o que a população deve saber e isso é um grande problema ns últimas décadas.